Seminário ATHIS

Assessoria Técnica em Habitação Social:
Um balanço necessário

Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFF
Curso de extensão PROEX

O curso reunirá experiências diversas que se destacam pela contribuição relevante para o aprofundamento da reflexão sobre ATHIS com a participação de professores, técnicos e lideranças comunitárias.

O público alvo são estudantes de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Serviço Social, Direito e outras áreas afins, além de profissionais dessas áreas e também moradores e lideranças de áreas populares.

Formulário de Inscrição: https://forms.gle/n2AMRifht1514TgBA

Dinâmica do curso

A cada semana serão convidados um ou dois grupos que desenvolvem ações de ATHIS, sejam iniciativas de agente público ou privado ou representante de movimento popular, cada uma delas seguida de debates pelos alunos.

Cada aluno ficará responsável por conduzir o diálogo e a discussão na aula, a partir de pesquisa prévia realizada sobre a produção de, pelo menos, uma das entidades convidadas. 

AulaDataProgramação
Outubro/2021
27/10/2021Apresentação da disciplina

Distribuição das experiências entre os alunos

Apresentação da experiência extensionista do NEPHU-PROEX-UFF.


Novembro/2021
03/11/2021Mesa Redonda: Desafios, embates e possíveis contribuições das ações de ATHIS para a luta pelo direito à moradia e à cidade:

Maria da Penha Macena

Vila Autódromo

Eurendino Martins
Fórum de Luta pela Moradia - Espaço de debates formado por moradores de comunidades de Niterói e São Gonçalo

Vanderlei dos Santos
Vila Esperança

Danilo Pereira
MTST - Movimento dos Trabalhadores Sem Teto
10/11/2021Elizete Napoleão
MNLM - Movimento Nacional de Luta pela Moradia

Maíra Rocha
Conselho de Arquitetura e Urbanismo-RJ
17/11/2021Aline Rocha
ONG Soluções Urbanas - ONG com atividades relacionadas à Habitação Popular

Ricardo Gouveia
Fundação Centro de Defesa dos Direitos Humanos Bento Rubião (FCDDHBR), organização não-governamental sem fins lucrativos
24/11/2021Ana Fernandes
Professora da UFBA, Observatório de Bairros em Salvador.
Dezembro/2021
01/12/2021Regina Bienenstein
NEPHU-PROEX-UFF - Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos

Isabel Cristina da Costa Cardoso
UrbanoSS-UERJ
08/12/2021Pedro da Luz
Reurb-UFF

NEPFE-UFF (Eblin Farage)
NEPFE-UFF - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Favelas e Espaços Populares
15/12/2021José Roberto de Oliveira
Escritório Modelo do Curso de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia (EMAE) da UniLasalle-RJ com projetos de extensão em ATHIS.

Liza Maria Souza de Andrade
Grupo de Pesquisa e Extensão "Periférico, trabalhos emergentes" (PEAC Periférico)- UNB e Escritório Modelo em Arquitetura e Urbanismo da FAU/UnB - EMAU/CASAS
22/12/2021Seminário de apresentação dos alunos
Janeiro/2022
05/01/2022Luiz Carlos Toledo
Programa Comunidade Cidade/ Plano Diretor Socioespacial – Rocinha
12/01/2022Emília Souza, liderança do Horto e arquiteto Célia Ravera

Fabricio Leal de Oliveira
NEPLAC-ETTERN-IPPUR-UFRJ. Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual do Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza
19/01/2022Rita de Cássia Rocha
Secretária de Habitação e Assentamentos Humanos de Maricá

Mônica Virgílio
Secretaria Municipal de Habitação-Itaboraí

José Carlos Freire da Silva
Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária - Niterói

Jefferson Tomaz
Prefeitura Municipal de São Gonçalo
26/01/2022Simone Aparecida Polli
Observatórios de Conflitos

Caio Santamore
ONG de Assessoria Técnica Peabiru e FAU-USP
Fevereiro/2022
02/02/2022Mesa Redonda

Núcleo de Terra e Habitação da Defensoria Pública do estado do Rio de Janeiro (NUTH)

Fórum de Luta pela Moradia

Museu das Remoções
09/02/2022Seminário de apresentação dos alunos
Palestrantes 
Ana Fernandes | Professora titular da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, tem graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1978), Diplôme D'Études Approfondies (1982) e doutorado (1985) em Aménagement et Environnement pela Université de Paris XII (Paris-Val-de-Marne). Realizou pós-doutorado na Columbia University (1996-1997) e na École d?Architecture Paris Malaquais (2004). Participa de cooperação com diferentes universidades do exterior. Coordena o grupo de pesquisa Lugar Comum e tem como principais áreas de ensino e pesquisa: História e Memória da Cidade e do Urbanismo; Produção da Cidade, Espaços Públicos, Espaços Comuns; Política e Direito à Cidade.
Associação de Moradores do Horto | Organização sem fins lucrativos criada em 1985 para dar suporte às famílias tradicionais e demais habitantes ameaçados de remocão na região do Horto Florestal pelo direito de moradia.
Bento Rubião | A Fundação Centro de Defesa dos Direitos Humanos Bento Rubião (FCDDHBR), com sede no Rio de Janeiro, é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que visa a redução das desigualdades sociais e atende grupos populacionais que têm seus direitos humanos violados por causa de sua condição étnico-racial, socioeconômica ou de gênero. Tem como objetivo maior empoderá-los, tendo em vista sua missão institucional, a qual, além da defesa dos direitos humanos, inclui o apoio à luta e organização popular em busca do autodesenvolvimento.
Eblin Joseph Farage | Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestre pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós Graduação da UERJ (2012). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense(UFF), onde ministra aulas da área de Fundamentos do Trabalho Profissional. Pesquisadora na área de questão urbana, com ênfase na temática de favelas e espaços populares. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Favelas e Espaços Populares - NEPFE. Tem experiência na área de Educação, Educação Popular, Formação, Favela, movimentos sociais e movimento sindical.
Caio Santamore | Professor Doutor no Departamento de Tecnologia (AUT) do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e na Área de Concentração Habitat do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Na FAUUSP também se graduou como arquiteto e urbanista (1997) e obteve os títulos de mestre em "estruturas ambientais e urbanas" (2005) e doutor em "planejamento urbano e regional" (2013), com pesquisas que trataram, respectivamente, do programa de mutirão com autogestão no município de São Paulo e do instrumento das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) como o principal instrumento da Reforma Urbana. É arquiteto e urbanista e membro da ONG de Assessoria Técnica Peabiru - trabalhos comunitários e ambientais desde 1998, onde já exerceu cargos de coordenação financeira e geral. Tem atuado profissional e academicamente, em planos projetos, pesquisas e extensão universitária, em temas relacionados à habitação de interesse social e assentamentos precários, envolvendo levantamentos e intervenção, processos participativos com moradores e futuros moradores, assessoria e assistência técnica a movimentos e organizações populares e instituições públicas.
Fórum de Luta por Moradia | O Fórum de Luta pela Moradia surgiu em 2017, a partir da discussão do Plano Diretor da cidade de Niterói, quando os moradores das comunidades se organizaram para discutir as questões da cidade de maneira mais organizada. Assim, o Fórum consiste em reuniões quinzenais que ocorrem no NEPHU para debate das questões e demandas das comunidades e busca de soluções.
Jeferson Tomaz de Araujo | Mestre em Produção e Gestão do Ambiente Urbano pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (2020); graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da mesma instituição (2017) com mobilidade internacional realizada nas instituições Sheffield Hallam University na Inglaterra (2014/2015) e Shanghai Jiao Tong University na China (2016). Atuou como bolsista do Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos (NEPHU/UFF), bolsista pesquisador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFF), bolsista de extensão da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFF) e monitor do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura e Urbanismo (UFF). Possui experiência profissional nas empresas privadas Vigliecca e Associados LTDA, Burle Marx & CIA LTDA, Great Places Housing Group e Coutinho Diegues Cordeiro Arquitetos LTDA.
José Carlos Freire | Advogado, tendo ocupado os cargos de Gerente Geral, Gerente de Mercado, Gerente de Recursos Humanos, Coordenador de TI, Instrutor e Mediador Estratégico na Caixa Econômica Federal, onde trabalhou por 37 anos. Em Niterói, foi subsecretário na SMHRF. Atualmente é Secretário de Habitação e Regularização Fundiária.
José Roberto de Oliveira | Doutor em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU-UFF (2020). Possui graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (2000) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo também pela UFF (2006). Participa do grupo de Pesquisa OPPHUS - PPGAU/UFF - Oficina de Projeto e Pesquisa em Habitação e Urbanização Social e Coordenou o Projeto NIDUS ( 2016 - 2018) - Projeto de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social pelo LABHAB - Laboratório de Habitação da EAUD - Campus Niterói. Atualmente é Professor Auxiliar no Centro Universitário UniLasalle - RJ e Coordena o Escritório Modelo do Curso de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia - EMAE. Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Habitação Popular, Assistência Técnica e Assentamentos Informais.

Liza Maria Souza de Andrade | Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado (2005) e doutorado (2014) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília. É professora da FAU/UnB e coordenadora de Extensão desde 2018 e da Câmara de Extensão da UnB desde 2016. É também professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação da FAU/UnB e integra o corpo docente do Curso de Especialização Reabilitação Ambiental Sustentável da FAU/UnB. No âmbito da pesquisa acadêmica, é líder do Grupo de Pesquisa e Extensão "Periférico, trabalhos emergentes" (PEAC Periférico) que tem como meta trabalhar a Tecnociência Solidária nos processos de assessoria técnica. Faz parte do Núcleo de Política de Ciência, Tecnologia e Sociedade - NPCT/CEAM/UnB. É também, vice-líder do Grupo de Pesquisa "Água e Ambiente Construído" com o Projeto de Pequisa "Brasília Sensível à Água". Desenvolve pesquisas sobre processos urbanos, processos participativos, conflitos socioambientais, princípios de sustentabilidade ambiental, padrões espaciais, ecossistemas urbanos, territórios sensíveis à água, desenho urbano e infraestrutura ecológica, cidades sustentáveis, produção do habitat e direito à cidade, planejamento espacial para habitação social no campo para assentamentos da reforma agrária e comunidades tradicionais bem como na cidade com tecnologias sociais. Está vinculada ao LabHabitar da UFBA com a Nucleação da Residência em Arquitetura e Urbanismo + Engenharia da UFBA em parceria com a UnB para contribuir com a Implantação de Rede de Assistência Técnica: Projetos em Habitação e Direito à Cidade. Integra a rede sociotécnica do Projeto Brasil Cidades como membro da Coordenação Operacional do Núcleo DF Metropolitano e também a rede Atlas de Precariedade e ATHIS no Brasil. É coordenadora do Escritório Modelo em Arquitetura e Urbanismo da FAU/UnB - EMAU/CASAS (Projetos de Extensão de Ação Contínua da UnB ASAS e PATUA) desde 2013. No CASAS orienta projetos de centros comunitários, habitação social no campo e urbanismo agrário para o assentamento de reforma agrária Ecoagrovila Renascer, vinculado ao PROEXT 2015 MEC/SEsu. Com o PEAC Periférico, orienta Trabalhos Finais de Graduação Extensionistas como assessoria técnica com trabalhos premiados nos seguintes temas: projetos de espaços socioprodutivos no campo, projetos de habitação social no campo e na cidade, planejamento espacial para comunidades tradicionais, plano de bairros e projetos urbanos para regularização fundiária, projetos de equipamentos comunitários, espaços públicos e parques urbanos.
Luiz Carlos Toledo | Sócio Diretor do escritório Mayerhofer & Toledo - arquitetura, planejamento e consultoria ltda, fundado em 1986. Presta serviços de consultoria, elaboração de projetos e gerenciamento nas áreas de arquitetura, planejamento e desenho urbano, planejamento ambiental e paisagismo.
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1966). Curso de Pós-Graduação Especialização em Urbanismo, Faculdade de Arquitetura, UFRJ (1968). Mestre em Teoria e Projeto de Arquitetura - PROARQ da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (2002). Doutor em Teoria e Projeto de Arquitetura - PROARQ da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (2008). Professor Auxiliar de Planejamento Urbano, Faculdade de Engenharia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977/2014). Chefe de Departamento Urbano e Tecnologia da Habitação da Faculdade de Engenharia, UERJ (1977/1985). Coordenador e Professor do Curso de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, UERJ (1977/1983)
NEPHU | O Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos (NEPHU) é um órgão da Universidade Federal Fluminense (UFF) ligado à Pró-reitoria de Extensão (PROEX). A equipe é formada por professores, técnicas e estudantes de diversas áreas de conhecimento, tais como Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Comunicação, Direito e Serviço Social de maneira interdisciplinar, visando integrar e complementar os conhecimentos e experiências da academia pelo contato com a população envolvida. O trabalho desenvolvido pelo núcleo começou em fins de 1982, quando foi criada a Equipe de Projetos Comunitários, institucionalizada em 1986 como NEPHU.
NEPLAC | Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual do Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza/Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (NEPLAC/ETTERN/IPPUR/UFRJ)
Maíra Rocha | Arquiteta e Urbanista. Primeira mulher eleita como Conselheira Federal pelo Rio de Janeiro. Idealizadora do Fórum Permanente de Athis
Maria da Penha | Moradora de Vila Autódromo. Lutou com a Prefeitura do Rio de Janeiro para permanecer na Vila Autódromo, comunidade onde vive há mais de 20 anos, e de onde as autoridades municipais queriam desalojá-la para tocar as obras olímpicas.
Monica Virgílio Cavalcante | Arquiteta na Prefeitura Municipal de Itaboraí
MNLM | O Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) é um movimento social brasileiro. Foi criado em julho de 1990, no primeiro Encontro Nacional dos Movimentos de Moradia, com representação de 14 estados. Materializou-se depois das grandes ocupações de áreas e conjuntos habitacionais nos centros urbanos, deflagradas principalmente na década de 1980
MTST | O MTST — Movimento dos Trabalhadores Sem Teto — é um movimento que organiza trabalhadores urbanos a partir do local em que vivem: os bairros periféricos. Não é e nem nunca foi uma escolha dos trabalhadores morar nas periferias; ao contrário: o modelo de cidade capitalista é que joga os mais pobres em regiões cada vez mais distantes.
ONG Soluções Urbanas | A ONG Soluções Urbanas foi fundada em 2002 e desenvolveu diversas atividades relacionadas à Habitação Popular. Em 2008, a convite o Presidente do Instituto Vital Brazil, elaborou proposta para aplicação do Projeto Arquiteto de Família como política de responsabilidade social coorporativa e coordenou o curso de iniciação científica de jovens como “Construtores de Espaços Protetores da Vida”, recebendo o Prêmio “Building the Americas” oferecido pela Hispanic Contractors Association GA, do Estado da Geórgia (EUA), aproveitando-os como estagiários no Projeto Arquiteto de Família, implementado no Morro Vital Brazil, Niterói.
Pedro da Luz | Possui graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). É ex presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil - Matriz, professor da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, projeto, habitação, ideologia e hegemonia.
Rita de Cássia Rocha | Secretária de Habitação e Assentamentos Humanos de Maricá. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Arquitetura e Urbanismo também pela Universidade Federal Fluminense, doutorado em Demografia da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.
Simone Aparecida Polli | Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ/IPPUR (2010); Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ/IPPUR (2006); Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1997). Professora Adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo (2011) e do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Governança Pública (2014) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa Cidades, Planejamento e Gestão. É agente titular da Câmara Técnica de Arquitetura Paisagística do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR) e membro da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP). Foi docente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design na Universidade Cruzeiro do Sul e líder do Grupo de Pesquisa em Urbanismo. Participou como sócia da Ambiens Sociedade Cooperativa. Tem 18 anos de experiência com trabalhos técnicos na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase nos seguintes temas: habitação, paisagismo, conflitos, meio ambiente, urbanismo e planejamento urbano.
Vanderlei dos Santos | Morador e Liderança de Vila Esperança-SG
Cordenadores
Regina Bienenstein | Arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1967). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Syracuse, EUA (1977). Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2001). Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense. Participou da criação e atualmente é coordenadora do Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos da Universidade Federal Fluminense (NEPHU/UFF), atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa e extensão: projeto, planejamento e gestão urbana, habitação de interesse social, assentamentos populares, regularização fundiária, redesenho urbanístico, participação popular e conflitos socioespaciais.
Organizadores
F. Costa Frias | Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal Fluminense (2021). Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Políticas, Planejamento e Gestão Urbana, Habitação de Interesse Social, Assessoria Técnica para Habitação de Interesse Social, Regularização Fundiária e Planejamento em Situação de Conflito.
Karolyne Bragança | Estudante de graduação em arquitetura e urbanismo na Universidade Federal Fluminense e colaboradora voluntária do Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos (NEPHU)
Luiza Brasil | Estudante de graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Fez intercâmbio acadêmico na Universidad Politécnica de Madrid. Estagiária de Arquitetura na COTEC-IPHAN/RJ. Colaboradora do Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos (NEPHU/PROEX/UFF).
Vitória Gouveia | Estudante de graduação em arquitetura e urbanismo na Universidade Federal Fluminense e bolsista do Projeto de Iniciação Científica "Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social: Um Balanço necessário"

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content