O NEPHU

O Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos (NEPHU) é um órgão da Universidade Federal Fluminense (UFF) ligado à Pró-reitoria de Extensão (PROEX). A equipe é formada por professores, técnicas e estudantes de diversas áreas de conhecimento, tais como Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Comunicação, Direito e Serviço Social de maneira interdisciplinar, visando integrar e complementar os conhecimentos e experiências da academia pelo contato com a população envolvida. O trabalho desenvolvido pelo núcleo começou em fins de 1982, quando foi criada a Equipe de Projetos Comunitários, institucionalizada em 1986 como NEPHU.

OBJETIVO

O NEPHU trabalha em assentamentos urbanos habitados pela população de baixa renda e que apresentam precárias condições para seu desenvolvimento, tais como: a ocupação irregular do solo, a ausência ou a deficiência de infraestrutura e serviços públicos e precariedade de moradia. Para lidar com esses problemas, o NEPHU assessora as organizações locais para facilitar o envolvimento e a participação das pessoas afetadas na análise da situação e na busca de soluções.

Apesar de muitas vezes a população afetada estar ciente dos problemas e das necessidades de promover mudanças, ela nem sempre dispõe dos meios para encontrar soluções adequadas para o desenvolvimento urbano e social de suas respectivas comunidades. Nesse sentido, o trabalho do NEPHU tem por objetivo contribuir para viabilizar e promover melhorias urbanas e sociais através da assessoria às comunidades organizadas, dando respaldo técnico na luta pela moradia.

FORMA DE ATUAÇÃO

Sempre atuando a partir de uma solicitação, o NEPHU prioriza os grupos de baixa renda com algum nível de organização, seja através da transmissão de resultados de pesquisas e estudos realizados ou através da elaboração de propostas específicas para cada caso. Solicitações feitas por órgãos públicos ou privados também são atendidas, desde que os beneficiados por um projeto sejam grupos de baixa renda. Nas negociações entre representantes das comunidades e órgãos públicos ou entidades privadas que, direta ou indiretamente, participam dos projetos, o NEPHU está presente como intérprete da linguagem técnica e como mediador de recursos.