FAZENDINHA SAPÊ

 

 

 

A Fazendinha foi ocupada em 1918, inicialmente com apenas 6 famílias, nas proximidades do Sítio Carvalho. A Capela de Nossa Senhora da Conceição está na área mais antiga ocupada da região, onde hoje também funciona a Associação de Moradores. Atualmente, segundo a Associação de Moradores há 343 famílias ao todo no local.

A região da comunidade é basicamente rural e não conta com infraestrutura urbana básica. Não há escolas, postos de saúde, nem transporte público para atender a comunidade. Apenas 12 casas têm relógio para marcação de energia elétrica e só existem 3 hidrômetros na comunidade, sendo o resto da comunidade abastecida de maneira irregular.

Em 2010, os moradores sofreram uma ameaça de desapropriação pela Prefeitura de Niterói, com o intuito de utilização da área para construção de um conjunto habitacional para abrigar os antigos moradores do Morro do Bumba. O projeto pretendia remover toda a comunidade, numa área de aproximadamente 1,6 milhões de m² para construir 15 mil unidades habitacionais, o que tiraria o trabalho das pessoas que vivem da terra, além da perda do estilo de vida rural que a comunidade possui, pois as pessoas seriam deslocadas para apartamentos, não podendo ter animais e plantações nos seus terrenos.

Através dos estudos sobre o assunto e das parcerias com órgãos ligados à luta pela moradia, a comunidade conseguiu resistir. A IAB fez um relatório técnico e houve uma publicação no Desabafo Niteroiense a respeito do que estava acontecendo. Em certa ocasião, a comunidade chegou a ver junto ao IPHAN sobre o título de comunidade quilombola, mas a questão não foi adiante.

 

Curso de extensão – Fazendinha Sapê

 

Notícias relacionadas

 

Fevereiro/2016

Prefeitura cria órgão para o combate ao crescimento desordenado

 

Janeiro/2016

Áreas verdes de Niterói ganharão plano de preservação

 

Agosto/2011

A novela Fazendinha/ Sapê

Niterói: Fazendinha de alma lavada!

 

Junho/2011

Moradores do Sapê e Fazendinha em Niterói: lição de cidadania

 

Vídeos

 

Maio/2012

Mutirão Fazendinha Sapê

 

Dezembro/2011

Passeata Comunidade Fazendinha Sapê

 

Facebook

 

Comunidade Fazendinha Sapê

 

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »