O Edifício Nossa Senhora da Conceição, mais conhecido como “Prédio da Caixa”, localiza-se na região central de Niterói, mais precisamente na Av. Ernani do Amaral Peixoto, área que faz parte do trecho pertencente a Operação Urbana Consorciada do Centro de Niterói (OUC) e da Área de Especial Interesse Turístico do Plano Diretor de 2019. Por estar localizado em um terreno próximo ao que irá receber a nova sede da Justiça Federal, se torna valioso do ponto de vista do mercado imobiliário, já que a extensão da Avenida deve se transformar em um “corredor judiciário’’.
O edifício que contava com parte de seus moradores ocupantes e parte proprietários (estes em sua maioria idosos que pagaram grande parte da sua vida pelo imóvel e ali viviam há mais de 30 anos).
Na manhã do dia 07/06/2019, o prédio foi desocupado compulsoriamente por determinação da justiça que atendeu o pedido do Ministério Público sob a alegação de que o local estava em situação precária de segurança e habitação. O prédio teve sua porta de acesso lacrada, os moradores não conseguiram retirar todos os seus bens, animais domésticos ficaram presos dentro do prédio e famílias foram parar na rua.
Nos meses que sucederam o despejo, os moradores realizaram diversas manifestações para a garantia do seu direito à moradia. Suas pautas incluem a garantia do pagamento do Aluguel Social para todas as famílias que ali residiam, a limpeza do prédio, a reabertura para que os pertencem fossem retirados,
A população do Prédio da Caixa aguardou a abertura para que possam retirar seus pertences retidos no prédio lacrado desde o despejo. O pagamento do aluguel social foi prometido pela prefeitura mas as afirmações de evitar fraudes respaldam a suspensão do benefício. Com isso, muitos moradores se encontram em situação de rua, Sueli dos Santos era um exemplo destes. Sueli faleceu no dia 13/02/2020, hipertensa, sem recursos para alimentação, medicação e sem casa.
O Prefeito Rodrigo Neves anunciou no dia 17 de fevereiro de 2020 que irá desapropriar o prédio para fins de institucionais e de moradia. Mas sem dar mais detalhes sobre o projeto e sem articulação com os moradores do local.
Os moradores continuam atentos e reivindicando seus direitos. Isto é, a entrada no Prédio para retirar seus pertences, a continuidade do pagamento do aluguel social, a inspeção do prédio e a volta para suas casas. A luta não acabou e Sueli não será esquecida!
Curta e Compartilhe a página do Prédio da Caixa no Facebook.
efsdfsdgsdgsdgsd
gedgfwdfwdfafd
Julho de 2020
Pandemia atrasa respostas para moradores despejados do “Prédio da Caixa”, em Niterói
Junho de 2020
Um ano após desocupação, prédio interditado da Avenida Amaral Peixoto em Niterói sequer foi inspecionado
Janeiro de 2020
Moradores e comerciantes sofrem com futuro indefinido de prédio em Niterói
Julho de 2019
Niterói de Contradições
fsfsdfadsfsfdadsfsd
GIGIUGUI