Laboriaux

 

 

 

Laboriaux, é uma comunidade situada no pico da favela da Rocinha, na Zona Sul. Na parte baixa da Rocinha, antigo Campo Esperança, foi considerada área de risco. O governo decidiu então, construir a Vila Laboriaux numa área ainda não habitada na parte alta da Rocinha. Eles construíram 75 casas, para remover as pessoas que viviam na Vila Esperança. De acordo com um morador, as pessoas gostaram da ideia de que elas estavam sendo reassentadas dentro da mesma comunidade. A Vila Laboriaux começou a se expandir de forma orgânica, à medida que mais pessoas estavam se mudando para a Rocinha. A área é aberta para a densa floresta do Parque Nacional da Tijuca.

Em 2010 cerca de 500 famílias de um total de 800 estavam com o processo de regularização finalizado aguardando a emissão dos títulos de cessão de posse. Porém, em abril desse mesmo ano, chuvas torrenciais causaram desmoronamentos e vitimaram fatalmente moradores. Essa tragédia foi usada para interromper o processo de regularização fundiária em vigência e interditar o território, com ameaça de sua remoção total imediata, sob o discurso de “área de risco”. Cerca de 130 famílias foram removidas. Algumas família foram para o Bairro Carioca em Triagem, outras receberam aluguel social. Algumas não se adaptaram a outros locais de moradia e retornaram ao Laboriaux. Há casas que não foram demolidas e que hoje foram reocupadas, o que prova o caráter falho da alegação do risco. As obras de contenção do muro de encosta começaram mas não terminaram.

Hoje os moradores reivindicam a continuidade dessas obras, além da regularização fundiária das casas. Os moradores também querem reivindicar amparo às famílias que foram removidas sem auxílio e que hoje não conseguem se restabelecer.

 

Notícias relacionadas

 

Fevereiro/2017

Construindo a Favela: A História de Diogo Barbosa da Vila Laboriaux, Rocinha

 

Vídeos

 

Junho/2011

Demanda para receber Obras no Laboriaux, Rocinha – Rio de Janeiro

 

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content