Ato e Audiência Pública: A Crise da Habitação Popular em Niterói

Postado por nephu em 03/abr/2019 - Sem Comentários

Chega de tragédias! Moradia popular já!

Em abril completam 9 anos da maior tragédia socioambiental ocorrida em nossa cidade. Em 2010, a conhecida como a tragédia do Morro do Bumba, atingiu dezenas de outras comunidades e revelou Niterói como uma cidade extremamente injusta e socialmente desigual.

Quase uma década se passou. O prefeito mudou. Mas a falta de uma política pública consistente de moradia popular persiste. Até hoje a maioria dos desabrigados de 2010 ainda não recebeu sua casa. Muitos sequer receberam o benefício de aluguel social. Diante desse quadro de descaso e de falta de alternativa, é cada vez mais comum ver pessoas morando nas ruas ou famílias retornarem para casas em áreas de risco.

Ano passado, moradores das comunidades de Boa Esperança, na Região Oceânica, Preventório, Peixe Galo e Salinas em Jurujuba sofreram com as chuvas e vidas foram perdidas. A prefeitura ofereceu apartamento em um conjunto do Programa MCMV no Badú, Pendotiba, mas os desabrigados querem e têm o direito de permanecer no local em que construíram suas vidas.

Buscaram assessoria técnica e têm um estudo de viabilidade para construção de moradias próximas às comunidades. A LOA 2019, Lei Orçamentária Anual, autorizou verba de 3 milhões de reais para desapropriação de imóvel e construção próximo à Boa Esperança. Querem estabelecer um canal permanente de negociação com o Executivo para avançar no atendimento de suas necessidades.

Já é passada a hora de mudar essa situação!

Que tal utilizar, por exemplo, os recursos vultuosos que a cidade recebeu de royalties do petróleo para sanar esse problema com obras de contenção de encostas, drenagem, urbanização dos assentamentos e construção de novas moradias populares em locais acessíveis e com infraestrutura?

Participe!
Vamos lutar pelo direito à moradia digna!
Precisamos de sua solidariedade!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content