A equipe do NEPHU, em apoio à campanha de prevenção ao coronavírus, dividiu em 4 partes os principais pontos abordados na cartilha de Orientações para favelas e periferias em relação ao COVID 19, feita pelo Grupo de Trabalho e Saúde da População Negra da SBMFC (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade).
Orientações para os que não podem deixar de circular na cidade:
Imagem: Global Center Columbia
Como se proteger no transporte público?
Quando possível evitar os horários de pico;
Quando possível, evitar também tocar nas barras de apoio, caso toque, lembre-se de não levar a mão ao rosto até que faça a higiene;
Manter as janelas do transporte abertas;
Assim que sair, procurar um local para que se possa fazer a limpeza das mãos (alguns mercados e farmácias estão disponibilizando pontos com álcool em gel e água e sabão).
Circulando nas ruas:
Evitar contato físico com outras pessoas (manter uma distância de aproximadamente 2 passos quando possível);
Ao chegar em casa, reservar um local para colocar as roupas que vieram das ruas (pode ser um balde com água e sabão), se tiver mais alguém em casa, peça a essa pessoa para que abra a porta, evite tocar maçaneta e demais objetos ou móveis, até que limpe as mãos, para preservar a sua saúde e de seus familiares.
Circulando de mototáxi:
Para circular de mototáxi é essencial o uso de capacete. Ele deve ser desinfetado a cada troca de passageiro com álcool líquido em concentrações de pelo menos 60% ou outro material desinfetante que não danifique o interior do capacete.